domingo, 28 de julho de 2013

Entendendo a Manutenção em função do Sistema de Produção.



Segundo Tubino aput Filho (2007, p.07), “os sistemas de produção podem ser classificados, segundo seu tipos de operação, em dois grandes grupos: processo continuo e processo discreto”.

Processo contínuo apresenta um alto grau de dedicação e especialização produtiva, seguem uma sequência linear de produção, alta uniformidade dos produtos e grande volume de produção.
A indústria de processo como são conhecidas as que operam com processo contínuo, temos como exemplos: indústrias de celulose, petróleo, energia elétrica, etc. Nesse ambiente é fundamental o perfeito controle, paradas de máquinas e equipamentos comprometem diretamente a produtividade.
Trata-se daquelas que em sua maioria, possui alto grau de automação, a falha dos equipamentos pode causar não apenas perdas de produção, mas também danos ao meio ambiente, riscos a segurança, etc. O monitoramento do equipamento é fundamental, nestes estão envolvidos variáveis críticas como: altas pressões, temperaturas, vazões, requerendo a utilização de práticas pró-ativas, manutenções preventivas e detectivas, exercendo assim total controle da planta.

O processo discreto pode ser subdividido em processo em massa, processo em lote e processo por projeto.
Processo repetitivo em massa segundo Tubino apud Fabro (2003), trata-se de um processo que são empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados. Não há grandes alterações em curto prazo, mas permite a produção em grande escala, exemplos desse tipo de produção são: fabricação de automóveis, eletrodomésticos ou serviços como editoração de jornais,etc. Permite uma maior flexibilidade para manutenção em relação à produção continua, trata-se de um processo em lote, no entanto, equipamentos que tem carga muito grande de produção, por representar o “gargalo”, restrições do sistema, deve-se ter uma maior atenção da manutenção, pois a sua parada pode gerar grandes perdas, os custos de manter este em operação pode exigir maior volume de recursos.
Nesse sistema de produção, a utilização da TPM é muito difundida, assim como a utilização da manutenção preventiva, preditiva nos pontos críticos da planta, FABRO (2003).
O Processo repetitivo em lote para Tubino apud Fabro (2003, p.24), “caracteriza-se pela produção de um volume médio de bens ou serviços padronizados em lote; cada lote segue uma série de operações que necessita ser programada à medida que a operação anterior for realizada”, temos como exemplo a fabricação de produtos têxteis em pequena escala, sapato, laboratórios de análise química, alimentos industrializados, etc.
Como é um produto fabricado em lote, permite maior flexibilidade de manutenção, uma programação de produção adequada dará suporte para um planejamento conforme a necessidade.
Fabro (2003), as empresas desse sistema operam em sua maioria em células, com grande variedades de processo, tornando as práticas de planejamento de manutenção bastante diversificada.
Nesse tipo de processo o monitoramento completo da planta não é viável, equipamentos que não representam gargalos, em alguns casos podem ser aplicados manutenção corretiva, normalmente é executada a manutenção preditiva apenas nos equipamentos críticos, sendo a preventiva utilizada na maioria dos equipamentos desses processos, em busca de maior disponibilidade.
Pode-se verificar que em empresas que utiliza a fabricação em lote, a manutenção utilizada é bastante variada,  podendo utilizar-se as diversas práticas, conforme a necessidade.
Nos Processos por projeto a fabricação dos produtos é específica para cada cliente, é feito sob encomenda, de especificação única, exemplos processos são: projetos arquitetônicos, estaleiro, etc. Neles o volume de produção e baixa, com grande capacidade ociosa, e grande flexibilidade, sendo portanto, a manutenção de fácil planejamento, desde que conhecido o processo.
A manutenção utilizada nesses processos é basicamente corretiva, no entanto os produtos oriundos desse processo necessitam de manutenção mais complexas, exemplo disso é empregado nas aeronaves, em navios, etc.
var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-11041833-1']); _gaq.push(['_setDomainName', 'blogsport.com']); _gaq.push(['_setCampNameKey', 'mecatr\xF4nica']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://' : 'http://') + 'stats.g.doubleclick.net/dc.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

Nenhum comentário:

Postar um comentário